A ortodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais, visando a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares levando a um equilíbrio facial.
A má posição dentária, pode levar à uma mastigação debilitada, estética facial desagradável, suscetibilidade à doença periodontal e à carie dental, devido a dificuldade de realizar uma higienização adequada ocasionada pela posição irregular dos dentes.
Em crianças que possuem desarmonia dentária, perda precoce de dentes decíduos, portadores de hábitos bucais e que apresentam problemas de mau relacionamento das bases ósseas, como por exemplo, retração e protrusão maxilar ou mandibular é indicado o tratamento ortodôntico precoce, com o objetivo de minimizar ou eliminar a necessidade de tratamentos complexos durante a dentadura permanente.
O tratamento ortodôntico não possui limite de idade, em pacientes adultos a ortodontia deve estabelecer as medidas preventivas da odontologia, de permitir ao paciente manter o maior numero de dentes na boca, corretamente posicionados para uma adequada distribuição das forças mastigatórias, mantendo estruturas gengivais e ósseas saudáveis.
O tratamento ortodôntico realizado por um profissional capacitado melhora a sua saúde bucal, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durarem a vida toda, permitindo assim uma qualidade de vida ideal.