top of page

Quando um dente se encontra gravemente danificado por cárie ou qualquer outro tipo de problema o procedimento indicado a fim de salvá-lo é a endodontia. Sem o tratamento do canal o dente teria que ser removido para prevenir a infecção dos tecidos de suporte levando a problemas maiores.

Endodontia

Tratamento de Canal
Neste procedimento de tratamento de canal é removido a polpa do dente, o tecido nervoso, que esteja com quadro de inflamação irreversível, infectado ou necrosado, situações essas que podem causar muita dor ao paciente. O tratamento além de cessar a dor tem como vantagem salvar o dente que em outros casos necessitaria de exodontia. Hoje em dia este procedimento é totalmente isento de dor, bem como o pós-tratamento, que somente em alguns poucos casos pode apresentar um desconforto leve para o paciente nas primeiras horas após o procedimento.

Sinais e sintomas do canal
Um dos sintomas mais comuns é a dor espontânea, isto é, o dente começa a apresentar dor sem motivo, de forma intensa e pulsante. Esse estágio seria o de polpa inflamada de forma irreversível e o uso de medicação para dor é inútil.

Quando há necrose da polpa, a dor também pode ser intensa porém bem localizada, em alguns casos o paciente pode apresentar edema e febre, havendo a confusão de "dente alto" e dor na mastigação. Isso ocorre devido à concentração de bactérias no ápice da raiz do dente.

Obturação da endodontia
Após a desinfecção dos canais e preparo dos endodôntico dos mesmos, para concluir o tratamento dos canais, a cavidade do tecido pulpar e os canais são preenchidos permanentemente. Um material de preenchimento é inserido em cada canal e selado utilizando um cimento apropriado.

bottom of page